Benefícios da Bolsa Canguru

A Bolsa Canguru é muito mais do que um método de transporte para seu bebê e praticidade para o seu dia-a-dia. O seu uso traz enormes benefícios fisiológicos, emocionais e sociais. Veja abaixo alguns dos benefícios do uso da Bolsa Canguru.

Benefícios fisiológicos

.Cólicas e refluxo: As cólicas diminuem em função do calor do corpo adulto no ventre do bebê e dos movimentos respiratórios. Enquanto a posição vertical cura e previne o refluxo.

.Respiração deficitária e sono: Na posição vertical, o bebê entra em sincronia com o corpo do adulto, estabilizando sua respiração. Ele também tem os pulmões mais liberados, pois os órgãos da cavidade abdominal são pressionados para baixo pela força da gravidade. Esses fatores melhoram a qualidade do sono fora da bolsa canguru.

.Displasia congênita do quadril: A posição canguru cura e previne a luxação dos quadris. A posição de "sapinho" em que o bebê fica é profilática e curativa neste caso, pois as pernas do bebê continuam flexionadas, como era no útero.

.Mal estar labiríntico: Poucos sabem o quanto o fato de sair do "planeta água" e entrar no "planeta ar" impacta na sensação de equilíbrio e de bem-estar.
Por isso os bebês adoram andar de carro, que é um veículo em movimento, como o corpo que o abrigava antes de nascer. Quando um bebê é colocado na bolsa canguru ele logo se tranquiliza e dorme, já que a sensação labiríntica o informa de que está novamente em casa.

.Hipotermia e perda de peso: O bebê nasce com pouca capacidade termorreguladora, o que faz com que perca calor facilmente. Isso provoca desconforto. Com a bolsa Canguru, o contato pele a pele ajuda a regular a temperatura do bebê, o que evita essa situação. A energia gasta para se aquecer, o bebê pode despender para crescer e se desenvolver.

.Previne a morte súbita do berço: A presença da mãe com o bebê é a principal forma de prevenir o mal conhecido como morte súbita do berço.

Benefícios psicológicos

.Presença e proteção: Corpo, tato e voz do adulto - não apenas da mãe -  produzem um sentimento de segurança no bebê, de ainda estar no mundo conhecido de onde veio - o corpo do outro. O bebê assim amparado tem suas necessidades satisfeitas e a presença do outro marcada na pele e no psiquismo para sempre.

.Tranquilidade e apego: A tranquilidade dada pelo embalo - semelhante ao do útero - acalma o bebê, plantando a semente da capacidade de se tranquilizar, essencial para o seu desenvolvimento saudável. O laço afetivo do adulto que sente o bebê em seu próprio corpo é potencializado. Por isso, papais, vovós, padrinhos e irmãos maiores são convidados a canguruzar também.

.Segurança: O abraço firme da bolsa lembra ao bebê como ele era mantido no útero. Essa segurança, chamada por Winicott de "holding", é levada para o resto da vida.


.Anti-depressão pós-parto: A principal causa da depressão pós-parto é a perda abrupta do contato intenso com o bebê. O uso da bolsa Canguru promove o desmame desse "vazio da barriga", amparando mãe e bebê simultaneamente.

.Alívio da dor da separação: O que chamamos de "angústia" é gerado inicialmente pela sensação de perda abrupta dos cuidados diretos e plenos proporcionados pela vida intrauterina. A bolsa canguru repõe parcialmente essas condições ofertadas pelo útero materno - o que chamamos de exterogestação. Essa etapa permite ao bebê uma transição gradual entre o corpo da mãe e o mundo lá fora, diminuindo a força desse registro de desamparo.

Benefícios sociais

.Autonomia das mães: Temos várias formas de cuidar de nossos bebês. Esta promove uma maior autonomia da mãe, já que ela fica com os braços livres para cuidar de si mesma enquanto o bebê está aconchegado em seu peito, além do fato de que outros adultos (pai, avós, irmãos) também podem canguruzar. É o que chamamos de maternagem social.

.Segurança e empoderamento: Oferecer o corpo como porto seguro ao bebê traz diversos benefícios, como a capacidade de a criança perceber o próprio corpo. O bebê fica tão tranquilo que a mãe se sente competente. Ela vê que seu filho recebe o que precisa e está bem. Isso a deixa segura. E ter uma mãe segura é o que de melhor pode acontecer ao bebê.

.Propensão à não agressividade: Estudos antropológicos apontam para o fato de que quanto mais tato na relação com os bebês, menos belicosa e violenta é a sociedade onde eles estão inseridos.

.Suporte para as mães: Cuidado preconizado para todos ao redor do bebê.

.Melhor desempenho escolar: O ganho dos estímulos que o bebê recebe na bolsa Canguru - audição, tato, visão etc. - gera um aumento na capacidade cognitiva e motora, estimulando a mielinização das células neuronais. Isso promove um aumento do rendimento escolar.

.Aumento da imunidade física: Os benefícios fisiológicos permitem que o bebê gaste sua energia na maturação de seu organismo e tenha maior imunidade. Esse fator gera menos doenças e menor uso da rede de saúde.