O que acontece com a mãe-canguru?

Ela se sente mãe. Mãe é definida no dicionário como aquela que ampara quando necessário, dá proteção e fornece os meios para a manutenção da vida. Podemos nos perguntar qual é a mãe que não ampara, protege ou mantém a vida.

 

Sim é verdade. Mas isso se dá de forma mais indireta. A mãe-canguru é aquela que dá o seu corpo, que compartilha o seu corpo com aquele "pedacinho de carne" – como dizemos na psicanálise - que nasce e não pode ser separado de maneira total de sua fonte de calor, de alimento, de vida, enfim.

O que é um traço muito característico da mãe que "canguruza" é que ela se sente potente. É uma segurança advinda do fato de sentir que, como o bebê fica muito tranquilo e saudável com ela, de fato, é muito competente, capaz mesmo de cuidar do filho. Isso acontece porque, embora não saiba disso, ela está fornecendo todos os elementos básicos que o bebê prematuro (mesmo o de nove meses, como costumamos repetir no Bebê Canguru) necessita.

A mãe que amamenta costuma sentir-se muito bem por estar nutrindo o filho com o seu próprio leite. O que surpreende é que a mãe que carrega seu filhinho recém-nascido por algumas horas do dia colado ao corpo tem uma sensação de estar dando tudo o que o filho precisa e isso fica claro pelas reações do pequeno. Então, afinal, o que acontece com a mãe-canguru? Ela se sente Mãe com M maiúsculo.

Luciene Godoy - Psicanalista