Núcleos e atividades

A fim de atingir nosso objetivo final - diminuir sofrimentos desnecessários advindo da perda brusca do corpo da mãe no nascimento - trabalhamos em vários níveis do conhecimento, buscando sempre mais informações, fomentando pesquisas acadêmicas, criando grupos de estudo e levando este conhecimento para a sociedade por meio de palestras, oficinas e treinamentos em maternidades públicas e com diversos parceiros.

Atualmente atuamos em três níveis distintos:

Núcleo de pesquisas acadêmicas: Acreditamos que é necessário fomentar a produção científica de conhecimento para que possamos conhecer sempre mais sobre a vida, os desafios e sofrimentos do bebê (dentro e fora do útero). O Projeto Bebê Canguru se tornou um agregador de pesquisas científicas.

Grupos de estudos: Para além do âmbito das pesquisas científicas, acreditamos que os conceitos e o conhecimento deve ser estudado, discutido e espalhado entre núcleos formadores de opinião da sociedade. Por isso criamos grupos de estudo, formados por membros do projeto (pesquisadores e equipe) e abertos a quem se interessar. Nestes grupos nos debruçamos sobre as teorias que embasam e podem expandir nossa pesquisa (Psicanálise, teorias antropológicas contemporâneas, idiomas e o que mais for pertinente). Desta forma podemos nos aprofundar nos temas, mas também digeri-los e "traduzi-los" para que sejam expostos para a sociedade.

Palestras, oficinas, treinamentos e mini-aulas: Todo o conhecimento criado e adquirido em nossos núcleos de pesquisa tem como fim principal chegar à sociedade e poder melhorar a vida das pessoas, mamães e bebês - os futuros adultos. Tudo isso em linguagem acessível e com suas aplicações práticas. Por isso ministramos oficinas e mini-aulas em maternidades públicas (Hospital e Maternidade Dona Iris, Hospital Materno Infantil) e na Unimed. Nestas ocasiões explicamos e tiramos dúvidas sobre a vida do recém-nascido e a teoria da exterogestação, fazemos doações de bolsas Canguru para mamães e papais e ensinamos a usá-las.